12 de julho de 2013
Voltar
Matéria de Capa - Construction Expo 2013

Construção sustentável: uma mudança cultural

Os temas ligados à relação da construção com o meio ambiente, dentro de uma atitude mais responsável, pautaram vários painéis do Construction Congresso.  Isso ocorreu, por exemplo, com o seminário A alta qualidade ambiental da edificação à infraestrutura, promovido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Para Manuel Carlos Reis Martins, coordenador do Processo e do Projeto RGMAT de certificação de materiais sustentáveis, mudar a cultura da construção civil no Brasil é a proposta de sustentabilidade do Processo Aqua - construção sustentável - da Fundação.

Nos últimos cinco anos, o Processo Aqua já certificou alguns edifícios no Brasil. Dentre eles estão a loja Leroy Merlin (Niterói - Rio de Janeiro), o Tree Chácara Klabin (São Paulo) e o CEU Continental (Guarulhos - SP).  “Número ainda pequeno”, justifica o coordenador creditando o fato à falta de conscientização por parte do empreendedor que ainda não assimilou a ideia de construir de modo sustentável.

Para receber a certificação Aqua são necessários atingir 14 requisitos de desempenho com níveis “Bom”, “Superior” e “Excelente”, sendo sete de referências ambientais e outros sete voltados  à saúde e conforto dos usuários. “A missão da Fundação Vanzolini é dar ao País sua contribuição em prol do desenvolvimento socioeconômico e social”, finalizou Martins.

Sustentabilidade na construção de portos

Com a recém-aprovada Medida Provisória 565 (MP565) dos Portos, é preciso dar início ao diálogo com os órgãos competentes para que a visão da sustentabilidade esteja muito bem fundamentada, principalmente tendo em vista os 160 novos terminais portuários privados na lista de  autorização de concessão. O alerta foi dado durante o seminário.

“Nosso maior desafio nessa área concentra-se em boa vontade, em questões políticas e  nos custos. Não há necessidade de criar nada novo, mas sim adaptar o que já funciona nos portos internacionais à nossa realidade”, diz o professor Newton Narciso Pereira, do Centro de Inovação em Logística em Portos e Infraestrutura, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Aço na construção sustentável

A preocupação com o meio ambiente é uma das preocupações da indústria intensivista do aço, e nesse sentido, as empresas do setor estão buscando a integração com ações governamentais para regulamentar a indústria na questão da sustentabilidade.  O tema da sustentabilidade foi abordado em palestras promovidas pela Instituto do Aço Brasil durante a Construction Expo. No seminário Sustentabilidade do aço na construção civil, os especialistas Lucila Maria Teixeira Caselato e Cassius Cleber Cerqueira, ambos do Instituto Aço Brasil, informaram que as normas e regulamentos no campo da gestão ambiental serão cada vez mais restritivos, devido a relatórios que apontam o esgotamento dos recursos naturais do planeta, e pela maior exigência das pessoas em relação à qualidade de vida.